PROJETOS - LER E ESCREVER / EMAI


ANIMAIS DO JARDIM - 3º ANO E
Que bichinhos tem aqui?









AULAS DIVERTIDAS PARA APRENDER A LER ..



































VAMOS FAZER PIPOCA? 
2º ANOS











ESTUDO DA MATEMÁTICA -  EIXO GRANDEZAS E MEDIDAS - 2º ano C
 Medidas de capacidade e  tempo

















DIA DO SACI - LENDAS BRASILEIRAS

As Lendas no Brasil são inúmeras, influenciadas diretamente pela miscigenação na origem do povo brasileiro. Devemos levar em conta que uma lenda não significa uma mentira, nem tão pouco uma verdade absoluta, o que devemos considerar é que uma história para ser criada, defendida e o mais importante, ter sobrevivido na memória das pessoas, ela deve ter no mínimo uma parcela de fatos verídicos.

No dia 30 de outubro comemoramos o dia do Saci. A escola foi enfeitada com painéis em mosaico, feito pelos alunos com orientação dos professores Ricardo e Elaine.





Os alunos dos 5º anos tambem fizeram seus fantoches de palito e representaram as diversas lendas.

AFRICANIDADES 
A professora Elaine Pitta desenvolveu com os alunos dos 4º anos um trabalho muito bonito, histórico e criativo. Ela trouxe a proposta da confecção de bonecas africanas, contando sua história e simbologia.  Parabéns professora e alunos.

BONECAS ABAYOMI: SÍMBOLO DE RESISTÊNCIA, TRADIÇÃO E PODER FEMININO

por Kauê Vieira em http://www.afreaka.com.br/notas/bonecas-abayomi-simbolo-de-resistencia-tradicao-e-poder-feminino/

Para acalentar seus filhos durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros – navio de pequeno porte que realizava o transporte de escravos entre África e Brasil – as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção. As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa ‘Encontro precioso’, em Iorubá, uma das maiores etnias do continente africano cuja população habita parte da Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim.


Sem costura alguma (apenas nós ou tranças), as bonecas não possuem demarcação de olho, nariz nem boca, isso para favorecer o reconhecimento das múltiplas etnias africanas.





Ainda dentro do mesmo tema os alunos fizeram seus registros artísticos após o filme "Kiriku".



Salas de Leitura proporcionam novas oportunidades de aprendizado na rede    http://www.educacao.sp.gov.br/sala-leitura

Livros, jornais, folhetos, catálogos, vídeos, DVDs, CDs, orientações para pesquisa e letramento informacional. É com toda essa gama de material que os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos contam, em um espaço pedagógico de trabalho interdisciplinar que incentiva a leitura e apoia o currículo escolar.




Em nossa escola contamos com a ajuda e apoio da Dona Graça, que com muito carinho e dedicação acompanha os alunos, auxiliando os professores da escola na tarefa de ensinar a leitura e principalmente tornar os alunos leitores assíduos.






TEATRO - JOÃO E MARIA 

Em um trabalho maravilhoso de reescrita, adaptação de texto literário e dramaturgia o Professor Ricardo de Arte, juntamente com as Professora Eunice e  Alice, organizaram a apresentação para a escola do teatro de João e Maria.
A interpretação foi feita pelos alunos do 3º ano E.
 ênfase da adaptação estava no cuidado com o meio ambiente assim, os alunos aprenderam os cuidados que devemos ter com a natureza.
 Os alunos prestigiaram a peça com muita atenção no ultimo dia 03, em uma apresentação belíssima!

































O JORNAL NA SALA DE AULA


Os alunos dos 4º anos estão dentro do projeto Ler e Escrever estudando o portador JORNAL.

Entrevistamos a profª Valderês - 4º ano C , confira! 


Blog: Professora como tem sido esse projeto na sala?
Profª: Nosso Projeto Didático - Jornal do 4º ano C está em uma etapa muito legal! Depois que os alunos exploraram cadernos de jornal, compararam portadores de notícias, analisaram a estrutura das notícias e apreciaram as seções contidas nos cadernos (economia, política, cotidiano, entretenimento e esportes).

Blog: O projeto já acabou?
Profª: Não. Agora estamos estudando os recursos linguísticos utilizados para a escrita das matérias e a identificação do "Olho da notícia". Eles tem me surpreendido bastante, pois demonstram boa capacidade de análise e interpretação.

Blog: Como é feita a dinâmica na sala? Todos tem acesso ao jornal?
Profª: Sim, a coordenação preparou uma caixa onde juntou vários jornais completos, até que cada aluno/dupla, possa fazer o manuseio do jornal por completo. Nessa caixa temos também diferentes jornais onde podemos comparar o que tem em um e no outro.




O trabalho com teatro nas séries iniciais.

O professor Ricardo  trouxe para os  alunos do 2º e 3º anos releituras de tradicionais contos de fadas para as aulas de Arte do 3º bimestre.


Para os alunos dos  2º anos  foi escolhido o conto do “Chapeuzinho Vermelho”  e para os 3º anos o de João e Maria. 



 As professoras relataram que o trabalho foi muito divertido e  a   participação,  interesse dos alunos tem marcado muito as aulas.   As crianças estão melhorando na oralidade  e na expressão corporal com os ensaios.

 A confecção  dos fantoches ajuda na  questão motora o recorte e coordenação motora que ocorreu uma confecção dos fantoches. Paralelamente os alunos também têm participado de atividades do conto em sala com reescritas, recontos, HQ. 

Os alunos também estão fazendo outras apresentações durante as aulas.
Apresentação da peça "Linda Rosa Juvenil"




PROJETO ANIMAIS DO MAR - 3º ANOS

Os alunos dos 3º anos estão estudando no projeto Ler e Escrever "os animais do mar". 
Muitas informações, curiosidades e diversão nas aulas.



"A Proposta de envolver o aluno nas leituras de textos científicos foi bem legal. Pois eles acabam compartilhando o que aprendem com outras pessoas" - Profª Patricia .


"A etapa final foi o trabalho com a produção dos animais em sucata, cada um colocou  sua criatividade em prática e  pudemos assim 
ver a sala toda alegre de animais"

DESAFIO DA RUA MALUCA

A profª Alexsandra do 4º ano D, tem elaborado  aulas com muitos desafios matemáticos para os alunos.

Assim descobrir a sequência da construção das casas malucas levou os alunos a terem  muito raciocínio lógico e trabalho em equipe. 

Confira as fotos!











ESTUDANDO O TANGRAM NO EMAI

As professoras são muito dedicadas e nos estudos de formação do  EMAI fizemos o Tangram, 
Buscando soluções para melhor ensinar!




2 comentários:

  1. Que legal esse trabalhinho,olha,minha professora kkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual sua professora? A minha é a loira de óculos (quinto ano)

      Excluir