COMIDINHAS .... hummmmmm!


ALIMENTAÇÃO ENVIADA PELOS PAIS PARA O LANCHE


Observamos que muitos de nossos alunos estão tendo uma alimentação que não é considerada saudável.
Durante os intervalos vemos o excesso de salgadinhos industrializados, frituras, bolachas recheadas e doces que acabam fazendo que os alunos não comam na escola, uma alimentação balanceada e saudável.
Hoje o mundo está lutando contra a obesidade infantil, problemas de crianças e adolescentes que já sofrem de colesterol e pressão alta, consequência da má alimentação.
Pedimos aos pais e responsáveis que fiquem atentos. 

7 Dicas para que a criança se alimente bem
Aqui estão ótimos truques para que seu filho, neto ou sobrinho se alimente bem para crescer forte e saudável:

1. Menos doces
Os doces devem ser restritos a apenas 1 vez por semana, e depois de comer toda a refeição, a sobremesa que deve ser sempre 1 fruta e só depois de tudo isso, pode comer o doce tão esperado.
É bom que a criança seja habituada a comer pouco doce porque eles são ricos em calorias e não tem nenhum nutriente que seja necessário para que ele cresça saudável, além disso ainda prejudicam os dentes. Balas, pirulitos e chicletes devem ser restritos ao mínimo e depois é bom escovar os dentes da criança para diminuir o risco de cáries.

2. Insista
Pesquisas científicas afirmam que uma pessoa pode provar um determinado alimento por até 15 vezes antes de decidir se gosta ou não gosta dele. Por isso, se seu filho demostrar que não gosta de alguma coisa, insista pelo menos mais 10 vezes antes de se dar por vencida. Insista mas não force, se a criança apresentar que vai vomitar, é melhor dar um tempo e esperar mais um pouco até oferecer outra vez.

3. Deixe comer sozinha
A partir de 1 ano de idade as crianças devem comer sozinhas, mesmo que inicialmente isso faça muita bagunça e sujeira. Um babador bem grande e folhas de papel de cozinha podem ajudar a manter tudo limpo e arrumado quando acabar a refeição. Se a criança não colocar nenhuma colher de comida na boca, evite fazer ameaças mas estimule sua vontade de comer, comendo na frente dela e elogiando a comida dizendo: Hummm que delícia, veja como está gostoso!

4. Varie a apresentação da comida
Uma boa estratégia para que a criança aprenda a comer frutas e legumes é variar a forma como estes alimentos são apresentados. A textura e a cor dos alimentos também influenciam no paladar. Se a criança não gosta de cenoura raspada, experimente cozinhar quadradinhos de cenoura junto do arroz para ver se ela come melhor assim.

5. Um prato colorido atrai
Faça o possível para variar a aparência e as cores dos alimentos. Troque e utilize pratos coloridos e diferentes frequentemente porque isso faz com que a criança seja mais atraída pela hora da refeição.

6. Bom ambiente facilita
Se o ambiente é de estresse e irritação a criança tem maior probabilidade de fazer birras e rejeitar a comida, por isso mantenha uma conversa agradável à mesa com o bebê ou criança , demonstrando interesse pelas sua reação. Não a deixe interromper a refeição por mais de 15 minutos, porque senão a vontade de comer vai mesmo acabar. Se for preciso coloque o celular para despertar.
7. Certifique de que ela está com fome
Deixe a criança sem comer nada por pelo menos 2 horas. Não ofereça pão ou guloseimas antes das refeições porque senão a criança não vai ter fome na hora de comer à mesa

http://www.tuasaude.com/como-alimentar-a-crianca/


Aproveite o recesso escolar para cuidar da alimentação das crianças 

(http://www.maisequilibrio.com.br/saude/educacao-alimentar-nas-ferias-5-1-4-503.html)


O momento em que as crianças mais aproveitam para curtir e relaxar é durante as fériasescolares. Porém, é justamente nesse tempo livre que elas extrapolam na alimentação: atacam a geladeira e vasculham os armários da cozinha à procura de um petisco ou uma guloseima para saborear.

O problema maior está no retorno às aulas. Por causa dos excessos de lanchinhos, consumos de produtos industrializados e idas aos fast food com os amiguinhos, as gorduras localizadas aparecem e os botões e zíper das roupas já não fecham mais.

Para evitar que isso aconteça, a nutricionista Karine Durães, especialista em Pediatria, afirma que o recesso escolar é um bom momento para colocar em prática a reeducação alimentar.

Como são os pais que normalmente fazem as compras no supermercado, precisam atentar aos alimentos que colocam no carrinho e optar por aqueles que são benéficos à saúde. "Quem passa o dia fora trabalhando deve deixar alimentos frescos e saborosos disponíveis para incentivar a alimentação saudável", aconselha a nutricionista.

Se a criança sentir desejo de degustar algum petisco, os pais podem servir, desde que seja em momentos pré-estabelecidos (quando e como vai comer). "Nunca sirva como prêmio por algum comportamento", completa.

Vale ressaltar que os familiares não precisam focar na perda de peso dos filhos, mas sim nos hábitos salutares. Logo, quando a criança preferir comer uma fruta ao invés de um pacote de salgadinho deve ser elogiado. "A perda de peso é uma consequência da atitude", assegura Durães.

Assim como alguns adultos, muitas crianças não gostam de beber água. Assim, a nutricionista descreve que uma opção é servir as águas aromatizadas ou com pedaços de melancia, morangos e hortelã.

A ingestão de água na quantidade adequada é fundamental para esse processo de emagrecimento das crianças, além de aumentar a qualidade de vida e limitar o consumo derefrigerantes e sucos industrializados. "O consumo de bebidas açucaradas pode ser um facilitador do desenvolvimento da obesidade infantil", informa a nutricionista.

Lembre-se: uma criança obesa pode se tornar um adulto obeso! "A probabilidade é muito grande, pois é na infância que formamos nossos hábitos alimentares. Com a alimentação inadequada e a falta de atividades físicas na infância, ela pode carregar estes hábitos para a vida adulta", finaliza Karine Durães.

PÃO DE LIQUIDIFICADOR



INGREDIENTES

1 kg de farinha de trigo
3 tabletes de fermento biológico para pão
1 colher de açúcar
1 colher de sal
3 xícaras de leite
4 ovos
1 xícara (chá) de óleo

MODO DE PREPARO

Bata todos os ingredientes (menos a farinha) no liqüidificador.
Despeje em outra vasilha e acrescente aos poucos a farinha de trigo, amassando com as mãos, sem deixar endurecer.
Colocar na forma de bolo inglês (retangular) e deixar descansar até crescer

Pré-aqueça o forno a 180º e asse até dourar


DICA PARA O FIM DE SEMANA 
BOLO DE CANECA




Ingredientes:

– Uma Caneca
-1 ovo pequeno
-2 colheres de chocolate em pó
-3 colheres de óleo
-4 colheres de leite
-4 colheres de açúcar
-4 colheres de farinha de trigo
-1 colher de café de fermento em pó


Modo de Preparo:

1-Coloque o ovo na caneca e bate bem com o garfo.
2-Acrescente o óleo, açúcar, o leite, o chocolate e bata mais.
3-Acrescente a farina e o fermento e mexa delicadamente até incorporar.
4-Leve por 3 minutos no microondas na potência máxima.
5-Coloque cobertura, confeitos, chocolates. Sirva quentinho.

Depois é só servir!. Tem outras dicas no http://blog.festabox.com.br/festa-bolo-de-caneca-simples-e-deliciosa/

VAMOS FAZER UM LANCHINHO?

Com o aumento da obesidade infantil no Brasil, as escolas estão cada dia mais preocupadas em incentivar que os alunos conheçam os alimentos e saibam fazer escolhas saudáveis.
Cabe aos pais, responsáveis pelas compras, fazerem sua parte também.
Segue uma sugestão de cardápio para o lanche da criançada.


Oi pessoal, passei pra deixar uma dica deliciosa de suco com lanche natural pro fim de semana. 
Coord. Paula :)







Um comentário: